sábado, 28 de novembro de 2009

Por que os pássaros voam numa formação em V?

Esse tipo de formação ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão na frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado.

Por que os urubus não ficam doentes quando comem carne podre?
É porque eles têm anticorpos que os protegem e os tornam mais resistentes do que outras aves. Mesmo assim, o urubu pode se dar mal se ingerir algum produto químico ou bactéria contra a qual não possua a defesa natural.
Quantos anos vive um urubu?
Na natureza, são raros os urubus que chegam a viver mais de cinco anos, embora alguns de até 16 anos já tenham sido encontrados. Em cativeiro, protegidos de predadores, recebendo cuidados médicos, comida e bebida regularmente, eles podem ultrapassar os 30 anos. Apesar destes números, a população de urubus tem aumentado significativamente no Brasil, principalmente na região Nordeste. Com a ocorrência das secas, a morte do gado gera fartura para estas aves que, com um sistema imunológico extremamente especializado, ingerem carcaças de animais mortos por qualquer tipo de infecção, sem contaminar-se.
Urubu come carniça de urubu?
O especialista em pássaros Luís Fábio Silveira, curador do Museu de Zoologia da USP explica que não existem relatos casos de urubus se alimentando da carniça de sua própria espécie, embora teoricamente não há impedimentos que isso aconteça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário