sábado, 28 de novembro de 2009

A galinha precisa ser fecundada pelo galo para botar ovos?

Não. A galinha bota ovos independente de ter sido fecundada pelo galo. Mas se o ovo for fecundado, será chocado por cerca de 20 a 22 dias e dele nascerá um pintinho. Os ovos são chocados ou pela galinha ou pela chocadeira, equipamento que simula a umidade e a temperatura da ave mamãe.
Quando uma galinha começa a botar ovos e quantos ela bota por dia?
Elas começam a botar com cerca de 120 dias de vida e aos dois anos a freqüência vai diminuindo, até parar. A ave pode botar cerca de 290 ovos por ano. Isso dá mais ou menos um ovo por dia, com algumas falhas no decorrer do período.
Se a galinha tem asa, por que não consegue voar?
Na verdade, a galinha voa, mas seus vôos são rasantes e curtos, atingindo cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores; ficar no solo era seguro para essa ave. Assim, ela também não tem muito desenvolvidos os ossos pneumáticos, os sacos aéreos e a musculatura peitoral e das asas, que auxiliam nos vôos das aves migratórias, por exemplo.
Por que a galinha não come o próprio ovo?
“Na verdade, a galinha irá comer qualquer coisa se estiver com fome”, afirma Tadeu Salles, veterinário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Inclusive o ovo que acabou de chocar”. Normalmente, as rações contêm fontes de proteína equivalentes à presente no ovo e outros nutrientes necessários ao desenvolvimento da galinha. É por isso que, bem alimentadas, elas não atacam os próprios ovos ou os das colegas de galinheiro.
Como os pintinhos conseguem sair do ovo?
Os pintinhos, assim como as demais aves, nascem com um dentinho especial para quebrar o ovo. Depois que fazem o serviço, que demora cerca de dois dias, perdem o dentinho.
As aves fazem xixi?
Não, porque elas não têm bexiga para armazenar a urina. Quando ingerem líquidos, estes vão para o intestino, onde são absorvidos, depois passam para o sangue e chegam aos rins, onde são purificados. As impurezas - principalmente uma substância conhecida como urato - se depositam com as fezes numa parte do intestino chamada coprodeu. Nas fezes da maioria das aves existe uma porção esbranquiçada, que é formada pelo urato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário