sábado, 28 de novembro de 2009

É verdade que apenas as fêmeas dos mosquitos sugam o sangue das pessoas?

Sim, apenas as fêmeas sugam sangue. Elas fazem isso somente depois de copular, a fim de utilizar o sangue para gerar os ovos. Já os machos, alimentam-se de seiva e néctar.

Para que servem as antenas dos insetos?
As antenas são responsáveis pelo olfato, e é por meio delas que os insetos farejam comida. Como a maioria das formigas é cega, elas usam as antenas para "tatear" o lugar por onde estão andando.

Por que as baratas morrem viradas de costas?
Na verdade, nem todas as baratas morrem de costas. Isto ocorre com baratas que passaram por lugares onde foi aplicado inseticida. O veneno age no sistema nervoso da barata, deixando-a tonta. Como o peso do casco é maior, ela se desequilibra e tomba, não conseguindo desvirar mais.

Por que as joaninhas têm pintinhas?
"É uma questão de evolução", afirma Pedro Gnaspini, professor do Departamento de Zoologia do Instituto de Biociências da USP. "Às vezes as coisas simplesmente aparecem, e acabam se mantendo nos bichos, por mero acaso ou por seleção natural, quando existe uma importância", explica. Como muitos animais perigosos têm cores berrantes, a joaninha finge que representa perigo com o colorido de seu corpo. As tonalidades costumam estar associadas a gosto ruim, substância tóxica, veneno, mordida forte etc. Por isso "os bonzinhos imitam os malvados para se defender", finaliza Gnaspini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário